sexta-feira, 1 de julho de 2016

4 palestras na E.M.E.F. Otávio Rocha


Nesta quinta-feira (30.06.16), o Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, esteve na E.M.E.F. Otávio Rocha, em Estância Velha, RS. para ministrar 4 palestras para todos os alunos da instituição de ensino. 


O Convite para o Projeto Escola passar o dia inteiro na instituição para bater um papo com esta gurizada estudantil, partiu da professora Paulete Cyckman que sentiu a necessidade de mostrar aos jovens o trabalho desenvolvido pelo Greenpeace no Brasil e no mundo e para conscientizá-los sobre a importância de práticas sustentáveis bem como dar a possibilidade para que eles tomassem ciência do grave problema do aquecimento global e outros temas relacionados à preservação ambiental. 



Para que todos os alunos da escola fossem contemplados com a palestra, a diretora Ana Cristina Peixoto, em parceria com as professoras, organizou quatro turmas em quatro horários distintos. Duas palestras pela manhã e outras duas no período da tarde. 



A primeira palestra do período da manhã ocorreu das 8h às 9h15 e contou com a participação de alunos do primeiro ao quinto ano. O segundo encontro, ocorreu das 10h30 às 11h45 para as turmas do sexto ao nono ano.



No período da tarde, a primeira palestra ocorreu das 13h20 às 14h40 para as turmas do primeiro ao quinto ano e a segunda parte das 15h30 às 16h45 para os alunos do sexto ao nono ano. 



Todos os professores também participaram, com suas respectivas turmas, dos encontros realizados pela manhã e tarde. A participação ativa do corpo docente da escola, foi importante para os palestrantes, o que mostra o real interesse da instituição com a causa ambiental. 



Para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (manhã e tarde), os palestrantes Emerson Prates e Valdeci C. de Souza falaram sobre inúmeros temas ambientais, tais como: práticas sustentáveis, consumo responsável, reciclagem e respeito ao meio ambiente e aos animais. Vários vídeos foram exibidos aos alunos para ilustrar estes temas. Foi um verdadeiro sucesso!!! Os alunos eram atenciosos, participativos e fizeram muitas perguntas e deram muitos depoimentos individuais sobre suas respectivas visões do que seria um mundo mais sustentável e melhor de se viver. 



Para os alunos dos anos finais do ensino fundamental (manhã e tarde), a abordagem foi sobre os desafios das mudanças climáticas. Aquecimento global, gases do efeito estufa, obsolescência programada, consumo consciente, práticas sustentáveis, fontes de energias renováveis e a campanha "Salve o Coração da Amazônia" foram temas apresentados. Entre muitos outros. 



A participação de todos foi importante, já que esta gurizada estava muito interessada nos temas apresentados. Várias perguntas foram formuladas aos palestrantes Emerson e Valdeci. A campanha Tapajós e os impactos ambientais e sociais na construção das hidrelétricas em pleno coração da amazônia teve grande repercussão junto aos alunos. Todos mostravam perplexidade e indignação com este projeto, principalmente os alunos dos anos iniciais. 



Ao final do dia, a escola recebeu materiais gráficos de campanhas do Greenpeace para serem expostos na biblioteca para consulta de todos. 



A direção da escola e seus professores estão de parabéns pelo excelente trabalho na organização destes encontros realizados durante todo o dia. Tudo ocorreu na mais perfeita sincronia, ordem e dentro do horário. 520 alunos participaram das palestras, que também contou com a presença de todos os professores e direção da escola. 



Parabéns especial a todos os alunos que se portaram com educação, respeito e muito interessados nos temas abordados. Foi gratificante - e muito emocionante - ter falado a estes jovens e sentir a preocupação, de todos eles, com o meio ambiente. Através da participação desta gurizada, foi possível perceber que eles estão dispostos a mudar atitudes para tornar este país mais verde e sustentável. 



Quando a escola dá a possibilidade aos seus alunos de discutirem estas questões ambientais e trabalha seriamente em sala de aula sobre os desafios das mudanças climáticas, o resultado só pode ser o que se viu neste dia inesquecível: Alunos conscientes e realmente interessados em transformar esta realidade, de degradação do planeta, em um mundo onde é possível a convivência harmoniosa com toda a biodiversidade deste lar chamado terra. 



Valeu, gente!!!

Para acessar o álbum completo de fotos, clique AQUI! 



Texto: Valdeci C. de Souza
Fotos: Emerson Prates e Valdeci C. de Souza


Nenhum comentário: