sábado, 23 de julho de 2016

Arte Tapajós em Porto Alegre

Salve o Coração da Amazônia! 


Pare e pense, por um minuto, se você tivesse nascido na aldeia Sawré Muybu e fosse um indiozinho da tribo Munduruku. Como criança livre da mata, tivesse uma floresta para caçar, brincar e correr e um belo rio para nadar e pescar. Nas noites ao luar, reunido com sua família e seus amigos da aldeia, ouvir os mais velhos a contar histórias de seus antepassados e, todos juntos, pensar no futuro e no bem estar de todos. 


Agora pense, por outro minuto que, de repente, seu mundo (sua aldeia, no caso) estivesse correndo o risco de simplesmente sumir do mapa e que terá que viver em outras terras, talvez longe de seus amigos, dos animais que tanto admira e das plantas que, em algum momento de sua vida, aliviaram sua dor, curaram alguma doença, salvaram a vida de seus companheiros... E agora? Como viver com esta incerteza e o que fazer para defender sua terra e sua gente?

No momento em que o Governo Federal planeja construir as usinas hidrelétricas no rio Tapajós, em pleno coração da Amazônia, não é só uma floresta com sua fauna e flora com toda sua biodiversidade que vamos colocar em risco, mas vamos permitir - todos nós - homens brancos ditos civilizados, sangrar o coração de doze mil índios. 

Reflita: Você vai permitir que isso ocorra com estes brasileiros que vivem da floresta e que merecem respeito e dignidade como todo e qualquer ser humano? 

O Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, acredita que isso não pode ocorrer e luta, com outros voluntários do Greenpeace do Brasil e no mundo inteiro, para barrar a construção destas barragens nas terras dos Mundurukus e pela não construção das hidrelétricas no Rio Tapajós. 

Neste sábado (23.07.16) das 14h30 às 18h, os voluntários Emerson PratesPaula Dreher e Maria Alice Seidel realizaram a pintura da Arte Tapajós na parede do imóvel situado no bairro Bom Jesus de propriedade do casal Ernesto e Rejane avós do também voluntário Rafael Posselt que cederam o espaço para a realização da pintura. A Voluntária Denise S de Souza foi a responsável por criar os stênceis em papelão e papel para a realização deste trabalho. 

Sabemos que é pouco diante de tamanha barbaridade, mas é a forma que encontramos de ajudar os Mundurukus a permanecerem em suas terras. Sabemos que podemos, desta forma, inspirar outras pessoas a nos ajudar nesta causa e assim pressionar o governo a desistir deste projeto predatório com grandes e profundos impactos ambientais e sociais em pleno coração da Amazônia. 

Você também pode ajudar, entre no link SALVE O CORAÇÃO DA AMAZÔNIA!
e assine a petição para barrarmos as barragens no Rio Tapajós.

Para acessar o álbum de fotos, clique AQUI!

Texto: Valdeci C. de Souza 
Fotos: Paula Dreher

Nenhum comentário: