terça-feira, 12 de julho de 2016

Palestra na E.E.E.M Baltazar de Oliveira Garcia

Os Desafios das Mudanças Climáticas e as hidrelétricas do Rio Tapajós debatidos com 180 alunos do ensino médio

O Projeto Escola, do Green de Porto Alegre, esteve na tarde desta terça-feira (12.07.16) na Escola Estadual de Ensino Médio Baltazar de Oliveira Garcia, em Porto Alegre, RS para ministrar a palestra "Os Desafios das Mudanças Climáticas". 

A Luta Pelo Rio da Vida 

O encontro ocorreu das 13h45 às 15h15 no refeitório da instituição e contou com a participação de aproximadamente 180 alunos e cinco professores. 



Além da questão do aquecimento global, outra pauta abordada pelo palestrante Valdeci C. de Souza, foi o plano do governo federal de construir usinas hidrelétricas no Rio Tapajós em pleno coração da Amazônia. 




Os estudantes tomaram ciência, pelos relatos do palestrante, dos impactos ambientais e sociais que serão profundos caso o governo federal leve adiante a construção destas barragens em pleno Rio Tapajós, tais com: destruição de grande parte da biodiversidade da região, extinção de parte da fauna e flora endêmicas deste importante bioma e a expulsão de mais de doze mil índios Mundurukus de suas terras.



Todos os presentes foram convidados a assinarem a petição para pressionarmos o governo federal a desistir destas barragens faraônicas e predatória no único rio livre do Brasil, o Rio Tapajós. 
 Impactos ambientais e sociais das hidrelétricas no Rio Tapajós


Para acessar o álbum de fotos, clique AQUI




Texto: Valdeci C. de Souza 
Fotos e logística: Denise da S. de Souza

Nenhum comentário: