segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Duas Palestras na E.E.E.F. Maria José Mabilde

A Gurizada Miúda adorou o Bob Esponja e as brincadeiras com temáticas ambientais. 

O Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, esteve nesta segunda-feira (14.08.17), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria José Mabilde, localizada na Ilha da Pintada a convite da Rede de Juventude de Porto Alegre, através de seu coordenador Sr. Filipe Tisbierek, para participar da “Semana de Um Olhar Para a Juventude” realizada com o apoio da Prefeitura de Porto Alegre, com duas palestras e atividades lúdicas com os alunos da instituição e convidados.

No período da manhã (das 10h às 12h) ocorreram duas atividades simultâneas na instituição de ensino: No primeiro momento, alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, assistiram a uma pequena palestra sobre as atividades do Greenpeace e vídeos sobre meio ambiente e sustentabilidade.  Em seguida, participaram de brincadeiras educativas no ginásio coberto da escola. Esta atividade lúdica, contou com a participação do Bob Esponja que os alertou sobre os perigos da exploração de petróleo na Foz do Rio Amazonas colocando em risco os recifes de corais recentemente descobertos na região.

Palestra sobre meio ambiente para alunos das anos iniciais do fundamental
Enquanto a turma dos anos iniciais participavam das brincadeiras e se divertiam com o personagem do Bob Esponja, alguns alunos dos anos finais do ensino fundamental da Escola Maria José Mabilde e alunos convidados da Escola Estadual de Ensino Médio Almirante Barroso, também localizada na Ilha da Pintada, assistiam a palestra “O Protagonismo da Juventude Para Um Brasil Mais Verde e Sustentável”.  

No período da tarde, das 13h15 às 14h45, ocorreu o segundo encontro do Projeto Escola com os alunos dos anos finais do ensino fundamental da E.E.E.F. Maria José Mabilde e alunos convidados do ensino médio da E.E.E.M. Almirante Barroso. Nesta palestra, tratou-se também de questões ambientais, tais como:  
aquecimento global, obsolescência programada, consumo responsável, sustentabilidade, a campanha “#DefendaOsCorais” e o protagonismo da juventude na construção de um Brasil mais verde e sustentável.

Palestra para alunos dos anos finais do fundamental e ensino médio 
Participaram destas atividades, aproximadamente 130 pessoas, entre alunos e professores das duas instituições de ensino presentes. Os voluntários Anderson, Denise, Emerson, Luciele e Valdeci foram os responsáveis pelos eventos lúdicos, pedagógicos e de consciência ambiental desenvolvidos com esta gurizada que participou ativamente destes encontros.


Para acessar o álbum completo de fotos, clique AQUI! 


Texto: Valdeci C. de Souza

Fotos: Denise da S. de Souza 





Nenhum comentário: