domingo, 27 de agosto de 2017

#TodosPelaAmazônia

Temer, tire as mãos da Amazônia! 

O Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre esteve, na manhã deste domingo (27.08.17), no Parque da Redenção, na capital gaúcha, para fazer um protesto contra o Decreto do presidente Michel Temer que, na surdina e por um canetaço antidemocrático e prejudicial ao povo brasileiro e a Amazônia, extinguiu a Reserva Nacional de Cobre e Seus Associados – RENCA no dia 28.08.17.

A Reserva está localizada no Sul e Sudeste do Amapá e Nordeste do Pará e conta com uma área de 4,7 milhões de hectares rica em cobre, ouro, ferro e manganês. Com o decreto presidencial, esta área toda está em risco pela exploração de multinacionais que irão extrair nossas riquezas minerais e provocar um caos ambiental e social e em uma área que deveria ter, isso sim, a proteção do governo.

Os voluntários do Green de Porto Alegre – juntamente com os demais grupos do Greenpeace no Brasil inteiro – resolveram fazer um protesto lúdico e divertido para informar este crime ambiental e mostrar ao presidente Michel Temer nossa indignação e pressioná-lo para que ele reveja sua decisão e mantenha a reserva protegida.

Das 10h as 12h os voluntários Emerson, Cínthia, Anderson, Felipe, Reginaldo, Valdeci, Denise, Paula, Rafael, Edinéia, Márcio, Heberton e Styphane fizeram uma caminhada pelo parque, tiraram fotos com o público presente alertando-os sobre o motivo de estarmos realizando este protesto pacifico. Até de trenzinho, que circula pelo Parque da Redenção, foi utilizado para dar nosso recado ao presidente: Temer, tire as mãos da Amazônia. Durante todo o percurso a bordo do simpático trenzinho, os ativistas e ambientalistas gritavam o slogan de protesto: Todos Pela Amazônia! O passeio foi bastante aplaudido pelo público que fotografava, filmava e acenavam e faziam sinais de positivo e de vitória aos voluntários.

Atividade bastante lúdica, divertida e positiva. O recado foi dado e esperamos que o governo federal ouça a voz do povo e recupere a RENCA das mãos do capital estrangeiro e preserve esta importante biodiversidade e esta riqueza natural que é de todos nós. O povo brasileiro já está se manifestado contra esta barbaridade de colocar em risco 9 áreas protegidas, 7 unidades de conservação e duas terras indígenas em nome de um falso progresso econômico que não tem nada de sustentável e muito de prejudicial em termos ambientais e de futuro da própria floresta amazônica.

Assine a petição #TodosPelaAmazônia

Para acessar o álbum completo de fotos, clique AQUI! 


Texto: Valdeci de Souza
Fotos: Valdeci C. de Souza e Reginaldo Porto Alegre

Nenhum comentário: