terça-feira, 8 de agosto de 2017

Palestra Colégio Marista Irmão Jaime Biazus

Palestra para 280 alunos do ensino médio - Gurizada atenta e participativa! 

Nesta manhã de terça-feira (08.08.17), o Projeto Escola do Green de Porto Alegre, esteve no Colégio Marista Irmão Jaime Biazus, em Porto Alegre, RS para ministrar a palestra “Os Desafios das Mudanças Climáticas” para 280 alunos do ensino médio. 

O convite para o encontro com os jovens estudantes, partiu do professor de física Márcio Marques L. de Oliveira que entendeu da necessidade de complementar os trabalhos escolares sobre os acidentes nucleares de Chernobyl e Fukushima e o acidente em Goiânia com o Césio-137 que vitimou, ao longo do tempo, seis mil pessoas.  O ataque americano nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki que culminou com o fim da segunda guerra mundial também foi tema de pesquisa de seus jovens estudantes.

A gurizada da instituição – antes da palestra – apresentou estes trabalhos de pesquisas aos demais colegas através de exposição de maquetes das cidades japonesas antes das bombas nucleares e outra maquete mostrando a destruição das cidades de Hiroshima e Nagasaki. Reportagens jornalísticas sobre os acidentes nucleares estavam expostas, bem como instalações artísticas, apresentação de vídeos históricos, fotografias, etc... Alguns jovens das turmas que realizaram tais pesquisas, explicavam aos demais sobre estes acidentes e os ataques nucleares foram amplamente divulgados durante a apresentação destes trabalhos. 

Foi lindo ver o empenho destes jovens estudantes em retratarem estes momentos trágicos e se conscientizarem sobre os riscos da energia nuclear. Parabéns a todos os envolvidos neste projeto!!!

Após assistir as apresentações destes trabalhos, O Prof. Márcio levou os voluntários Denise e Valdeci para conhecerem as instalações do Colégio. Foi possível apreciar a beleza do local, a horta que abastece a cozinha, o prédio onde são realizados a reciclagem e reaproveitamento de equipamentos de informática para serem – posteriormente – repassados para escolas carentes da comunidade, salas esportivas e de convívio social, capela, canchas cobertas, ginásio esportivo e prédio administrativo.

A palestra, realizada com a presença de 280 alunos e professores da instituição, ocorreu das 10h30 às 12h15 e foram tratados temas como aquecimento global, gases do efeito estufa, consumo responsável, obsolescência programada, práticas sustentáveis, energias renováveis e demais temas relevantes sobre meio ambiente. A história do Greenpeace e suas ações e campanhas no Brasil e no mundo também foram pautas do encontro. Outros temas levantados pelo palestrante Valdeci C. de Souza foram as campanhas “Defenda os Corais da Amazônia”, a Lei de Iniciativa Popular do “Desmatamento Zero” e a campanha da Mobilidade Urbana.

Muitas perguntas... 
Os alunos mostraram-se atentos e muito participativos com perguntas e depoimentos. Alguns declararam que pretendem entrar para o grupo de voluntários e lutar por um planeta mais verde e sustentável. 

Em novembro o Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre voltará ao Colégio Marista Irmão Jaime Biazus para realizar um Ponto Verde para expor aos alunos nossos materiais de divulgação, distribuição de materiais gráficos de nossas campanhas, pintura de camisetas e nossa cozinha solar. 

Será, com certeza, um grande evento com a participação de nossos voluntários.

Para acessar o álbum completo de fotos, clique AQUI!


Texto: Valdeci C. de Souza
Fotos e Logística: Denise da S. de Souza 

Nenhum comentário: