sexta-feira, 12 de julho de 2019

Palestra na empresa Expresso São Miguel



Na manhã desta sexta-feira (12.07.19) o Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, esteve na empresa Expresso São Miguel, Filial em Gravataí, RS para ministrar a palestra "Desenvolvimento e Sustentabilidade: Os Desafios do Século XXI" dentro da programação MIPAT desenvolvida pela empresa. 



O encontro ocorreu das 9h10 às 10h30 e contou com a participação de 20 funcionários. Os temas, debatidos na oportunidade pelo palestrante, Valdeci C. de Souza, foram: A história do Greenpeace e suas ações em defesa do meio ambiente no Brasil e no mundo; a história e conceito de sustentabilidade, os 17 ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, práticas sustentáveis, os 5Rs da sustentabilidade, aquecimento global, oceano de plástico, consumo responsável, pegada ecológica e obsolescência programada.  

Após a palestra, os responsáveis pela organização da MIPAT, Srta. Maristela Borges Daleaste e o Sr. Thiago Pereira Correia, conversaram com o palestrante e fizeram questão de relatar ações e práticas sustentáveis que a Expresso São Miguel, através de seu quadro de funcionários, adota na sua rotina diária. 

Alguns exemplos de práticas sustentáveis realizados na empresa: Uso de caneca individual reutilizável para evitar o uso de copos plásticos. Segundo dados computados pela própria companhia, a empresa economiza 262.500 copos plásticos por mês nesta prática. Considerando, claro, o número de 3.500 colaboradores entre matriz e filiais. 

O recolhimento de lacres de latinhas de refrigerantes e meias usadas para serem enviadas para ONGs que transformam os lacres em cadeiras de rodas para serem doadas e as meias em agasalhos para pessoas necessitadas. Coletam ainda embalagem Tetra Pak de leite para doação para outra ONG que transforam estas embalagens em revestimentos de casas de madeira para evitar o fluxo de vento frio nas moradias carentes. A coleta seletiva de lixo e o monitoramento dos motores dos caminhões da empresa passam por avaliações bimestrais para medirem as emissões de carbono para ficarem dentro das normas e metas da empresa. Assim, evita a emissão em excesso de gases do efeito estufa. 


Texto: Valdeci C de Souza
Fotos: Maristela B. Daleaste


Nenhum comentário: