segunda-feira, 1 de julho de 2019

Ativismo Na Audiência Pública Contra a Mina Guaíba



No dia 27 de junho de 2019, os voluntários do Greenpeace do Rio Grande do Sul, se fizeram presentes na Audiência Pública realizada em Eldorado do Sul, RS, para exposição do projeto Mina Guaíba que pretende instalar-se no referido Município.

São 166 lavras buscando serem instaladas no Rio Grande do Sul.

Destas 166 lavras, 4 são megaprojetos que atingirão grandes áreas de bioma pampa, diga-se, bioma único no país, bem como afetarão várias comunidades quilombolas, indígenas e assentadas.  A Mina Guaíba é um dos megaprojetos.


Indígena da Tribo Guarani
Caso isso se concretize, o Estado Gaúcho será o terceiro maior minerador do País, perdendo apenas para os estados do Pará e de Minas Gerais.

Ressalta-se para o fato de que, no local em que a Mina pretende sua instalação, muitas famílias vivem da agricultura orgânica, que é o caso do Assentamento Apolônio de Carvalho, constituído de 72 famílias que produzem o arroz orgânico, fazendo com que o município de Eldorado do Sul seja considerado o segundo maior produtor de arroz orgânico do Estado.

Greenpeace voluntários RS


Com a instalação de uma mina de carvão a céu aberto naquela região a biodiversidade será diretamente afetada além de contaminar o Delta do Rio Jacuí, que é o principal manancial de Porto Alegre e toda região metropolitana. Além disso, a região é uma das áreas remanescentes da mata atlântica.

Mesmo depois de tantas tragédias devido à Mineração, o Governo Gaúcho ainda assim, abriu portas para essa energia suja, numa  verdadeira contramão ao resto do mundo.





O Carvão é um dos responsáveis pela emissão de CO2 na atmosfera, que é um dos gases responsáveis pelo efeito estufa e o consequente aquecimento global. 

Diante da gravidade da situação, vinte países em todo o mundo, através da COP21, comprometeram-se a cortar emissões de carbono, como o carvão, até 2030. Contudo a Mina Guaíba busca explorar a região de Eldorado do Sul até 2052.



Por essa razão, o Greenpeace Rio Grande do Sul, não poderia deixar de agir e, na frente do Ginásio em que a Audiência Pública seria realizada, foi simulado o enterro do Carvão.

O Rio Grande do Sul tem enorme potencial enérgico especialmente o eólico.  Esta energia além de limpa, gera muitos empregos. 


Posteriormente ao ato, os voluntários compareceram na solenidade e apoiaram os demais movimentos e entidades ambientais contra  esse mal que assola o Estado, dizendo: #ChegaDeEnergiaSuja.

Participaram desta atividade os voluntários Ana Paula Longhi, Cinthia Bordini, Emerson  Prates, Jaqueline Figueiroa, Luciele de Souza, Maria da Gloria Almada, Paulo Francisco Jardim, Rafael Posselt, Raisa Moesh e Vitória Santos





Texto: Luciele de Souza
Fotos: Luiz Moreira, Jaqueline Figueiroa, Emerson Prates, Rafael Posselt.
Mais fotos pelo link: Audiência Pública Mina Guaíba



Nenhum comentário: