quinta-feira, 11 de julho de 2019

Reconhecimento Pelo Trabalho do Projeto Escola

O Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, atua na educação ambiental e, com este trabalho, procura inspirar alunos, professores e público em geral que assistem nossas palestras, para juntos construirmos um Brasil mais verde, pacífico e sustentável.

É gratificante recebermos reconhecimento pelo nosso trabalho. Isso fortalece e nos inspira ainda mais a equipe do Projeto Escola e nos leva a acreditar que estamos atingindo nosso objetivo de uma conscientização de respeito ao meio ambiente nas salas de aula e nos espaços em que somos convidados a apresentar nossas ações.

A professora Carina Baumgrataz, que leciona em duas instituições de ensino para alunos do ensino médio, convidou o Projeto Escola para ministrar a palestra "Os Desafios das Mudanças Climáticas"  aos seus alunos. Após estes encontros, ela resolveu entrar para o grupo de voluntários do Greenpeace de Porto Alegre e assim, somar esforços com outros "inconformados" para a luta - pacífica - em prol do meio ambiente. 

Abaixo o texto da Professora Carina Baumgratz: 

Professora Carina Baumgratz 

¨Há alguns anos acompanho à distância o trabalho do Greenpeace pelo mundo, já assinei diversas petições muito importantes e sigo os acompanhando em suas ações a favor do meio ambiente. Leio bastante sobre o trabalho incansável dessa ONG que hoje se tornou pra mim um símbolo de Paz, de Luta, de Resistência, de Ajuda Humanitária, de Preservação ao Meio Ambiente, e isso me inspira, me faz acreditar em um mundo melhor. Mas como eu poderia ajudar?

Como professora de Geografia da Rede Estadual do RS, desde 2012, já explanava alguns assuntos relacionados a Preservação do meio Ambiente e Sustentabilidade, porém acreditava que poderia ir muito além. Leciono para o Ensino Médio e acredito que nossos jovens têm uma força, uma garra, uma vontade de lutar que muitas vezes desconhecemos. Quando abordo algum assunto, percebo isso no olhar deles. Mas é necessário que alguém os encorajem, que os façam acreditar que é possível cuidar e deixar um planeta mais humano, mais saudável para as próximas gerações.

Este ano pude levar um pouquinho do Greenpeace pra dentro das duas escolas que trabalho, o Colégio Miguel Lampert e Escola Barão do amazonas, as duas situadas em Canoas, com o Projeto Escola de Porto alegre, onde o palestrante e voluntário da ONG, Valdeci C. de Souza, abordou diversos assuntos: Aquecimento Global, Sustentabilidade, Os Desafios das Mudanças Climáticas, bem como apresentou o trabalho da ONG pelo mundo.

A partir de então, resolvi aprofundar esses assuntos junto aos meus alunos. Utilizei a palestra como tema para o trabalho a ser desenvolvido. Elaborei um projeto chamado: Simulação de Julgamento – Aquecimento Global. Dividi as turmas em dois grupos, sendo que um lado defenderia o Aquecimento Global como um fenômeno antrópico e o outro grupo defenderia o Aquecimento Global como fenômeno Cíclico. Das cinco turmas que assistiram a palestra, duas já realizaram o trabalho. Foram mais ou menos uma hora e meia de muito debate.

Os alunos foram bastante questionadores. Assistiram documentários, vídeos, leram bastante sobre o assunto e ao final de tudo entenderam que o Planeta Terra é nosso. Somos responsáveis por tudo o que vem acontecendo a ele.Precisamos preservar para prosperar!

Hoje também faço parte da ONG Greenpeace. Tenho orgulho de ser ativista. Gostaria de participar muito mais mas de uma coisa tenho certeza: Como professora, tenho plantado diariamente uma sementinha, a chamada “sementinha do bem” nos corações desses alunos que nos enchem de orgulho, ou seja um papel grandioso de amor ao nosso Planeta, nossa mãe Terra. Sei que posso fazer ainda mais e desejo seguir com esse projeto, trabalhar com as turmas futuras e quem sabe convencer outros professores a se engajarem nessa luta.¨

Nenhum comentário: