sexta-feira, 9 de julho de 2021

Palestra "Meio Ambiente e Pandemias: Uma Relação de Causa e Efeito" Para Alunos e Professores do Colégio Romano São Mateus



A pandemia da COVID-19 que, até o momento, levou a óbito mais de 530 mil brasileiros, trouxe muitas preocupações a todos e, por esta razão, o Projeto Escola do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, está sendo muito requisitado para realizar palestras sobre o surgimento da pandemia e se existe alguma relação deste fato e as ações humanas com o meio ambiente. 


Nesta sexta-feira (09.07.21), o Palestrante do Projeto Escola, Valdeci C. de Souza, ministrou a palestra "Meio Ambiente e Pandemia: Uma Relação de Causa e Efeito" para os alunos do ensino médio do Colégio Romano São Mateus, de Porto Alegre, RS a convite da Professora Adriane Galvani.

 

O encontro, via Google Meet, ocorreu das 8h30 às 10h e contou com a participação de 45 alunos e 4 professores. Alguns presentes se encontravam nas dependências da escola e a grande maioria via on-line. Durante o encontro, foram tratados os seguintes temas: 

> Um breve levantamento das principais pandemias a partir do Século XIX listadas pela OMS

> O ciclo da transmissão do vírus da COVID-19

> As Zoonoses e as transmissões das doenças dos animais aos seres humanos

> A relação da ação do homem com a degradação do meio ambiente que viabiliza o surgimento desta e das outras pandemias bem como de outras doenças zoonoses

> A contextualização do Antropoceno

> Pegada ecológica

> Aquecimento global 

> Desmatamento e queimadas na Amazônia

> Rios voadores

> Práticas sustentáveis 

> Os 5 Rs da sustentabilidade


Após a apresentação da palestra, foi aberto espaço para perguntas e depoimentos dos presentes e em seguida, todos foram convocados pelo palestrante a serem os protagonistas das mudanças na construção de um Brasil mais verde, pacífico e sustentável. 


Texto: Valdeci C. de Souza

Fotos: Adriane Galvani





Nenhum comentário: