sábado, 17 de julho de 2021

Palestra Para Alunos e Professores da E.E.E.M. Presidente Kennedy

Educação Ambiental na E.E.E.M Presidente Kennedy


Na manhã deste sábado (17.07.21) o palestrante do Projeto Escola, Valdeci C. de Souza, ministrou a palestra "Sustentabilidade e Desenvolvimento: Os Desafios do Século XXI" para alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Kennedy, de Cachoeirinha, RS. 


O encontro, via Google Meet, ocorreu das 10h às 12h10 e contou com a participação de 21 alunos do ensino médio e das professoras, Carmen Soares, Lisiane Tidra,  Adriana Hipólito e do professor George Miranda. A Coordenadora Pedagógica, Tatiana Geraldino e a diretora da instituição, Marta Veiga Oliveira, também se fizeram presentes.


A palestra acima referida, foi solicitada ao Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, pela  aluna, Thainara B. Herter e prontamente aceita pela direção da escola. Durante mais de duas horas, foi possível abordar os seguintes temas socioambientais com os presentes: 

> As mudanças climáticas

 > Aquecimento global

> Gases do efeito estufa

> Curva de Keeling

> A importância da preservação da floresta Amazônica

> Os Rios Voadores

> Agronegócio ou agricultura? 

> Desmatamento e queimadas na Amazônia, Pantanal e Cerrado

> Obsolescência programada e perceptível

> Economia reversa

> Emergência hídrica

> Consumo responsável 

> Indústria da Carne e da Pesca 

> Conceito de Sustentabilidade 

> Conferências da ONU sobre meio ambiente

> Os 5 R's da sustentabilidade


Durante a apresentação da palestra com os temas acima descritos, foi possível divulgar a triste notícia que o INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, não fará mais a divulgação dos relatórios de queimadas na Amazônia e que tal divulgação agora está ao cargo do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia subordinado ao Ministério da Agricultura. 

Outra informação importante (e igualmente trágica ao meio ambiente) foi dividir com os alunos e professores a notícia que a Amazônia está emitindo mais Dióxido de Carbono do que estocando este gás do efeito estufa em razão das queimadas e desmatamento neste importante bioma brasileiro. 

Após o término da palestra, abriu-se espaço para perguntas e depoimentos. Neste momento, a diretora da escola, Sra. Marta Veiga, informou ao palestrante que a instituição de ensino possui grande preocupação com o meio ambiente e com práticas sustentáveis. A escola possui, inclusive, um grupo de alunos ambientalistas, denominado ECO KENNEDY que realiza encontros e ações na escola visando a preservação do meio ambiente. 


Entre as ações realizadas pela equipe do ECO KENNEDY, sob a Coordenação da Professora de Biologia, Tatiana Geraldino Pinto, e adotadas pela escola, podemos destacar: 

* Brechó solidário - Os alunos levam roupas que não lhes interessam mais, para serem trocadas por outras. Uma atividade bastante solidária e sustentável, diga-se. 

* Segunda Sem Carne - Na segunda-feira no cardápio da escola não consta carne. Essa prática é uma orientação da ONU para a diminuição das emissões de Gases do Efeito Estufa produzido pela indústria da carne. 

* A escola adotou as lâmpadas de movimento. Com esta prática, economiza e não desperdiça energia e é bastante sustentável. 

* Horta de chás. Muito legal isso. 

A escola possui um canal no YouTube para divulgar suas ações. Veja o link abaixo:

https://m.youtube.com/watch?v=eOyDSl2aTt8&feature=youtu.be

O objetivo da escola, ao voltar suas atividades de forma presencial, é ampliar estas práticas sustentáveis na construção de hortas e composteiras. Muito legal ver uma escola tão comprometida com as questões ambientais. Parabéns aos alunos, professores e a direção da E.E.E.M. Presidente Kennedy!

Para finalizar, todos foram convocados a serem os protagonistas das mudanças na construção de um Brasil mais verde, pacífico e sustentável. Novos Guerreiros do Arco-Íris surgiram neste encontro. Com certeza!

Alguns depoimentos dos presentes ao encontro: 

Carmen Soares

"Minha percepção do que escutei hoje: a manhã de hoje foi como o sol que entrou pela janela de nossas casas e iluminou a caminhada de todos os que ouviram a fala  do professor.  

Sinto cada vez mais a necessidade de escutar, aprender e vivenciar os ensinamentos que obtive hoje. Sei que as mudanças não são fáceis,  mas necessárias, visto todas as questões ambientais planetárias que estamos enfrentando. O Planeta é a nossa casa é depois que sairmos dela, como deixaremos? São reflexões diárias,  que requer que estejamos sempre  vigilantes conosco.  Aqui cabe a frase de Gandhi; "Sejamos a mudança que queremos para o mundo. 

Ótima palestra! Parabéns ao guerreiro da luz.

Um grande Axé à todos os guerreiros (as) que se propõem a ter um novo olhar sobre a vida!🌿🌿"

Adriana Farias Hyppolito Mendes

"Infelizmente estamos vivendo em um mundo muito consumista."

Thainara Barbosa Herter

"Lindooo, parabéns!!! Palestra maravilhosa e necessária!!"


Texto: Valdeci C. de Souza

Fotos: Thainara Herter



Nenhum comentário: