quarta-feira, 21 de julho de 2021

Quarta Palestra Para Alunos e Professores do Colégio Romano Santa Marta


A primeira palestra do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre no Colégio Romano Santa Marta, de Porto Alegre, RS fez tanto sucesso entre alunos e professores da instituição de ensino que, a pedido da Orientadora Educacional, Fabiane Copetti, o Projeto Escola foi convidado a realizar ciclo de quatro encontros para atender os alunos dos anos finais do ensino fundamental e alunos do ensino médio.

Na data de hoje (21.07.21), das 10h25 às 12h, o palestrante do Projeto Escola, Valdeci C. de Souza, ministrou, via Google Meet, a palestra, "Os Desafios das Mudanças Climáticas" para 50 alunos dos anos finais do ensino fundamental. 4 Professores também se fizeram presentes. Vale salientar, que alguns alunos assistiram a apresentação de forma presencial em sala de aula e outros de forma on-line. A mediação do encontro de hoje foi de responsabilidade da professora Ana Regina.  

Os temas abordados foram os seguintes: 

> História do Greenpeace no Brasil e no Mundo

> As mudanças climáticas causadas com o aquecimento global

> Gases do efeito estufa

> Curva de Keeling

> A importância da preservação da floresta Amazônica

> Os Rios Voadores

> Queimadas e desmatamento na Amazônia, Pantanal e Cerrado

> A indústria da carne e da pesca

> Obsolescência programada e perceptível

> Emergência hídrica

> Consumo responsável 

> Conceito e história da sustentabilidade

> Os 5 R's da sustentabilidade

Durante a palestra, alunos faziam perguntas ao palestrante como por exemplo: O impacto ambiental da indústria da moda e o aumento na conta de energia elétrica em razão da adoção da Bandeira Vermelha Nível @ na emergência hídrica adotada pelo governo a partir de junho deste ano. 

Foi um ciclo de palestra bastante interessante e produtivo visto que foi possível debater temas socioambientais com a maioria dos alunos do Colégio Romano Santa Marta e assim inspirá-los a serem os protagonistas das mudanças na construção de um Brasil mais verde, pacífico e sustentável. 


Texto: Valdeci C. de Souza

Fotos: Fabiane Copetti 




Nenhum comentário: