terça-feira, 13 de julho de 2021

Palestra Para Estudantes e Professores na QI Faculdade e Escola Técnica

Nesta segunda-feira (12.07.21), o palestrante do Projeto Escola, Valdeci C. de Souza, ministrou a palestra "Os Desafios das Mudanças Climáticas" para estudantes e professores da QI Faculdade e Escola Técnica, de Porto Alegre, RS. O convite para este encontro partiu da professora Luciana Fuchs

O encontro ocorreu, via on-line pelo aplicativo Zoom, das 19h15 às 22h e contou com a participação de 137 estudantes e 4 professores e, durante o encontro, os temas debatidos foram: 

As mudanças climáticas com o aquecimento global

> Gases do efeito estufa

> Curva de Keeling

> A importância da preservação da floresta Amazônica

> Os Rios Voadores

> Agronegócio ou agricultura? 

> Desmatamento e queimadas na Amazônia, Pantanal e Cerrado

> Obsolescência programada e perceptível

> Economia reversa

> Emergência hídrica

> Consumo responsável 

> Sustentabilidade 

> Os 5 R's da sustentabilidade


As voluntárias do Greenpeace de Porto Alegre, Ananda Soldatelli e Mirlaine Brasil de Souza, também participaram do encontro atuando na sala de chat, nos prints das fotos e com falas durante a apresentação. 

Após a apresentação, abriu-se espaço para perguntas e depoimentos dos participantes. Foi um momento significativo em razão das inúmeras perguntas pertinentes e muito interessantes sobre os assuntos tratados. 


Discutiu-se sobre as ações e responsabilidades humanas com o aquecimento global, a atual crise hídrica com o aumento da conta de energia e possível racionamento de água, os hábitos de consumo e a armadilha da obsolescência programada e a geração de lixo em excesso e a própria sobrevivência da espécie humana neste planeta. 

Ao final, todos os presentes foram convocados a serem os protagonistas nas mudanças para a construção de um Brasil mais verde, pacífico e sustentável e para serem os novos Guerreiros do Arco-Íris. 


Texto: Valdeci C. de Souza

Fotos: Luciana Fuchs e Mirlaine Brasil










Nenhum comentário: