terça-feira, 9 de maio de 2023

Duas Palestras na EMEB Alberto Santos Dumont

Educação Ambiental na EMEB Alberto Santos Dumont 

Nesta terça-feira (09.05.23), o Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, compareceu na EMEB Alberto Santos Dumont, em Sapucaia do Sul, RS para ministrar duas palestras aos jovens estudantes. 


Esse evento faz parte da parceria sobre educação ambiental firmado com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação de Sapucaia do Sul e o Projeto Escola do Greenpeace de Porto Alegre para educação socioambiental nas escolas do município. 

O primeiro encontro ocorreu das 10h20 às 11h45 com a presença de 30 alunos do nono ano e dois professores. No período da tarde a palestra aconteceu das 13h15 às 14h45 com a participação de 50 alunos do sétimo e nono anos e três professores. 

A palestra "Pratique o Lixo Zero: O Planeta Agradece" foi ministrada pelo representante do Projeto Escola, Valdeci C. de Souza, nos dois períodos (manhã e tarde). Os temas apresentado aos jovens estudantes foram: 

> A história do Greenpeace no Brasil e no mundo. 
> Exibição do vídeo News Radicals 
> O que é lixo?
> Consumo consciente e sustentabilidade 
> O que é resíduo
> O ciclo natural do lixo e resíduo
> Coleta seletiva
> O que é reciclagem
> A diferença entre Reciclar e Reutilizar 
> Lixo Zero
> Gases do efeito estufa
> Aquecimento global
> Os 5 Rs da Sustentabilidade 

Durante a apresentação das palestras os alunos fizeram muitas perguntas e deram alguns depoimentos, principalmente no período da manhã, sobre a necessidade de preservação ambiental. Os professores também participaram com perguntas e depoimentos, principalmente sobre energia solar e a necessidade dos alunos em praticarem um consumo consciente e de colocarem em prática os 5 R's da sustentabilidade e assim preservar o meio ambiente. 

Nossos agradecimentos a Professora Ângela Okada, a vice-diretora, Sheila Dumont e ao Diretor, Nilson Kist pela calorosa acolhida e pelo convite para que o Projeto Escola retorne dia 23.05.23 para ministrar outra palestra aos professores desta instituição de ensino. Agradecimento, claro, aos alunos que participaram ativamente das duas palestras. 

Vice-Diretora Sheila, Professora Ângela e o Diretor Nilson
com o palestrante do Projeto Escola 


Texto: Valdeci C. de Souza

Fotos: Ângela Okada. 

Nenhum comentário: