sexta-feira, 26 de maio de 2023

Palestra EMEF Primo Vacchi

Conscientização ambiental em sala de aula 

Na tarde desta sexta-feira (26.05.23), o Projeto Escola, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal do Meio Ambiente, esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental Primo Vacchi, em Sapucaia do Sul, RS para ministrar a palestra "Consumo Consciente e Sustentabilidade". 


O encontro ocorreu das 13h15 às 14h30 e contou com a participação de 32 alunos e as professoras Viviane Nogueira e Juliana Gonçalves

Durante o encontro foram tratados os seguintes temas da referida palestra: 

> A história do Greenpeace no Brasil e no Mundo

> Exibição do vídeo News Radicalls

> As conferências da ONU sobre meio ambiente

> Curva de Keeling

> Obsolescência Programada e Perceptível

> A ilha de plástico no Pacífico Norte

> Fossa das Marianas

> As 6 Perguntas do Consumidor consciente

> Os 5 Rs da Sustentabilidade

Durante a palestra os alunos participaram ativamente respondendo os questionamentos do palestrante, Valdeci C. de Souza, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre. A professora Viviane Nogueira, ao solicitar a fala, convocou os jovens a usarem a internet e as redes sociais para se informarem sobre as questões socioambientais. Salientou ainda que os jovens estudantes, a partir dos conhecimentos adquiridos nesta palestra, colocarem em prática as seis perguntas do consumidor consciente e os 5 Rs da sustentabilidade.  


É preciso, segundo declarações a professora, que os jovens sejam os protagonistas das mudanças necessárias para a sobrevivência da espécie humana neste planeta.  Todos foram convocados pelo palestrante a serem os novos guerreiros do arco-íris. 

Depoimento da professora Viviane Nogueira: 

"Amei!

Realmente relatou a importância desse momento para a conscientização dos jovens a cerca da temática. 

Parabéns, Valdeci!"

Texto: Valdeci C. de Souza

Fotos: Viviane Nogueira 

Nenhum comentário: