terça-feira, 7 de maio de 2019

Audiência Pública? #PortoNão!





Em 6 de maio de 2019, aconteceu em Torres/RS uma "audiência pública" chamada por iniciativa de alguns deputados da Assembleia Legislativa do RS - ALERGS, com o objetivo de promover a ideia da construção de um Porto Comercial nessa cidade.

Os Grupos de Voluntários Greenpeace de Porto Alegre e do Litoral Norte Gaúcho marcaram presença, uma vez que a possibilidade desse empreendimento ameaça a fauna e flora locais, além dos impactos sociais inerentes à projetos desta dimensão.

Entretanto, o que observamos foi um total desconhecimento do patrimônio natural torrense por parte do empresário que compunha a mesa e que tenta "vender" essa ideia, absolutamente desnecessária, como bem elucidou o Sr. Fernando Estirma, Superintendente do Porto de Rio Grande.

Também não foi apresentado NENHUM PROJETO! O engenheiro encarregado dessa parte, apenas mostrou um mapa do RS em papel afixado num quadro branco e divagou sobre suas experiências pessoais na Holanda e com o Senador, que alavancou essa audiência, na Espanha... Afirmando que o litoral de Torres é praticamente igual ao da Holanda!???

Ficou evidente para os presentes um total despreparo técnico, desconhecimento estatístico das reais necessidades do escoamento da produção do estado, das peculiaridades ambientais da região por parte dos deputados e empresários proponentes de tal ideia. Projeto totalmente desconexo da vocação turística de Torres, como modelo econômico adotado pelas gestões públicas e comunidade local.

Nesse sentido concordamos com o Instituto Curicata quando refere: "o evento é apenas um palanque aos políticos". Nota em: Instituto Curicata. Foi o que vimos! Uma mesa composta majoritariamente por políticos e empresários favoráveis a apenas uma ideia MIRABOLANTE, com fins puramente econômicos. Um ônibus fretado com os "correligionários" que ocuparam o espaço (REDUZIDO!) previamente, comportando-se como uma "torcida organizada" com cartazes e vaias a quem tentasse argumentar ideias contrárias... Um evidente joguinho de "cartas marcadas". Um total desrespeito às instituições que regulam esse tipo de processo, isto é: audiência pública; e ao povo torrense que não foi convidado em sua totalidade!


Registra-se ainda a não inclusão na mesa das demais entidades civis dos municípios envolvidos, das associações de moradores, dos órgãos ambientais... Pois, o convite da ALERGS foi exclusivamente para empresários e políticos! A OMISSÃO sobre as reais credencias do município que o permitem compor o consórcio do Projeto GEOPARQUE CAMINHO DOS CÂNIONS DO SUL, reconhecido pela UNESCO, que visa impulsionar o desenvolvimento sociocultural, econômico e ambiental da região. Compromisso da atual gestão municipal, como bem lembrou o Oceanólogo e Guia Turístico, Sr. Geraldo Lima.  Acrescenta-se ainda que o espaço reduzido impediu várias pessoas de assistirem tal audiência, o que gerou indignação aos populares! O absurdo maior ficou pela convocação da força militar, fortemente armada na porta de entrada do auditório de uma Instituição de Ensino! 

A favor do povo rio-grandense e da natureza a ser mantida preservada temos o próprio contraditório dos deputados presentes que sabem que esse Porto não é necessário. Mas, sim o investimento nas rodovias, ferrovias, hidrovias, na redução do preço dos combustíveis e pedágios! Todo "esse dinheiro" que é acenado pela iniciativa privada deve ser investido no Porto do Rio Grande que já está pronto e hoje agoniza pelos desmandos de maus governos e da falta de fiscalização e de comprometimento das câmaras legislativas.

Assim, os voluntários do Greenpeace no RS se posicionam a favor da preservação da natureza ímpar e frágil de Torres; em favor do respeito aos animais em perigo de extinção como a Baleia Franca, o Boto e Lobo Marinho; em favor da preservação dos Parques da Guarita e de Itapeva; em favor da Ilha dos Lobos; em favor da qualidade de vida dos moradores. Por isso somos #PortoNão #PreserveTorres!



Texto: Cínthia Bordini / Imagens: Cínthia, Rafael Posselt, Alexis Sanson.

Nenhum comentário: