quarta-feira, 22 de maio de 2019

Duas Palestras na empresa J.R. Comércio de Bicicletas e Acessórios Ltda.



Conscientização ambiental na empresa J.R. Comércio de Bicicletas e Acessórios Ltda. 
No Dia Internacional da Biodiversidade (22.05.19), o Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, esteve na empresa J.R. Comércio de Bicicletas e Acessórios Ltda. em Porto Alegre, RS para ministrar duas palestras a convite da Sra. Adriana Antunes (RH e Administrativo) dentro do ciclo de palestras e atividades da Semana SIPAT realizada na companhia. 




O primeiro encontro ocorreu das 11h às 12h com a participação de 12 funcionários. A segunda palestra ocorreu das 13h30 às 14h45 e contou com a presença de 15 funcionários. Na palestra "Água é Vida!", o palestrante do Projeto Escola, Sr. Valdeci C de Souza abordou os seguintes temas: Dia Internacional da Água, consumo responsável, questões hídricas e preservação da água, rios voadores, a ilha flutuante no Giro do Pacífico Norte, lixo plástico nos oceanos, Fossa das Marianas, microplásticos (causas e consequências), dicas de como não desperdiçar água e os 5 Rs da sustentabilidade. 




Uma pequena história do Greenpeace e suas ações e campanhas no Brasil e no mundo em defesa de um planeta mais verde, pacífico e sustentável também foram abordados no encontro. O vídeo "Inspirando Ações" foi exibido aos presentes. 

Foi legal testemunhar o comprometimento da equipe diretiva da empresa com a sustentabilidade e a preservação ambiental. Neste dia, a empresa disponibilizou, para cada um de seus funcionários, um copo reutilizável e individual  (com o nome de cada um gravado) para evitar o uso diário dos famigerados e poluentes copinhos plásticos. 



Segundo dados da própria empresa, se cada colaborador da companhia começar, a partir de hoje, a utilizar o tal copo reutilizável, ele vai evitar o descarte, na natureza, de 700 copos plásticos ao ano! Como se sabe, este plástico todo acaba em aterro sanitário nada sustentável ou ecologicamente correto ou  vai virar microplástico nos oceanos do planeta afetando a vida e toda a biodiversidade marinha. 

Cada funcionário recebeu seu copo reutilizável
com nome gravado. Na foto Adriana Antunes

























Texto: Valdeci C de Souza
Fotos: Adriana Antunes 

Nenhum comentário: