segunda-feira, 18 de março de 2019

Tod@s pela Lagoa Viva - 2019!





Salve galera que pensa no clima do planeta!
Hoje vamos compartilhar com vocês a ação ambiental que se deu dia 16 de março de 2019!
Inspirados pelo pensamento: "Pensar no Global e Agir no Local", os voluntários do Greenpeace de Porto Alegre e do Litoral Norte Gaúcho participaram da 4ª edição de limpeza nas Lagoas de Tramandaí e Armazém, promovida pelo Movimento TODOS PELA LAGOA VIVA. Ação que em edições anteriores coletou mais de 30 toneladas de resíduos! 
Nessa edição foi acrescentada a pesquisa científica, onde os itens coletados eram discriminados em planilhas para se ter uma visualização dos principais itens descartados, sem o destino correto as lixeiras adequadas.




Equipes na água!
Por terra!
Os voluntários se dividiram em dois grandes grupos, um que partiu da Avenida Rubem Berta, em Tramandaí, e outro que saiu do CECLIMAR, em Imbé. Enquanto alguns faziam o trajeto de coleta de lixo pelas margens das lagoas, outros iam pelas águas coletando os resíduos e dando apoio a equipe em terra, que em alguns momentos não tinha mais como carregar o lixo ao local de encontro por terra.

Ao final da atividade foi contabilizado 1.420 kg de resíduos coletados! O sucesso da ação contou com inúmeros apoiadores, instituições governamentais e associações locais que presenciaram que é necessário mais ações de conscientização como essa. É preciso a população rever hábitos e atitudes para o bem-estar de tod@s!



















Fica como sugestão a leitura desse artigo, pois a Lagoa sofre, para além do lixo presente em suas águas, com os agrotóxicos e invasão de suas margens por construções humanas. Segue o link: 




Agradecimento especial ao Cleverton Silva que sempre mobiliza com alegria e disposição ações ambientais no litoral! #TodosPelaLagoa #VemJunto #LixoNoChãoNão #CleanUpDay #DiaMundialDaÁgua 

E as famílias que ensinam aos seus filhos com o exemplo! A presença das crianças animou ainda mais a atividade!
TODOS PELA LAGOA, MUCIN/CECLIMAR, GREENPEACE


Texto: Cínthia Bordini
Imagens: Rita de Cássia Mello, Elena Schmitt, Tiago Lucas Correa, Felipe Reginatto, Cínthia Bordini

Nenhum comentário: