segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Duas Palestras na E.E.E.M. José Gomes de Vasconcelos Jardim


SMMA e Diretoria de Educação Ambiental de Canoas proporcionando a palestra do Projeto Escola Green Porto Alegre 

A convite do Sr. Marcelo Garcia, Diretor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Canoas, o GT Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, esteve nesta segunda-feira (13.08.18) na Escola Estadual de Ensino Médio José Gomes de Vasconcelos Jardim, em Canoas, RS. para ministrar duas palestras para os alunos da instituição. 

O primeiro encontro ocorreu das 10h30 às 12h e contou com a participação de 170 alunos e 5 professores. A segunda palestra deu-se das 14h às 15h30 e participaram 60 alunos e 4 professores. Os temas debatidos foram: Aquecimento global, gases do efeito estufa, consumo responsável, práticas sustentáveis, obsolescência programada e as campanhas "Chega de Madeira Ilegal, "Defenda os Corais da Amazônia" e "Chega de Agrotóxicos". 

Durante as palestras, os alunos tomaram ciência das atividades do Greenpeace e suas campanhas em defesa do meio ambiente no Brasil e no mundo. Vídeos institucionais e motivacionais foram exibidos durante o bate-papo com a gurizada.

O Palestrante do Projeto Escola, do Green de Porto Alegre, Valdeci C de Souza respondeu algumas perguntas e convocou a todos a assinarem as petições das campanhas debatidas durante a palestra. O legal deste encontro foi conhecer o bom trabalho de educação ambiental realizado pela escola e o interesse dos jovens estudantes sobre os temas debatidos. Alguns, inclusive, mostraram interesse em tornarem-se voluntários da ONG. 

O trabalho desenvolvido pelo diretor de Educação Ambiental de Canoas, Sr. Marcelo Garcia, junto à SMMA/DEA de Canoas, é importante e nos mostra que é possível a construção de uma consciência ambiental em sala de aula e que um outro mundo é possível. 

A construção deste outro mundo, mais sustentável, verde e pacífico, só será possível com o comprometimento e engajamento desta juventude escolar.  O futuro do planeta começa por nossas ações no presente.  

Texto: Valdeci C de Souza
Fotos: Marcelo Garcia 


Nenhum comentário: