terça-feira, 21 de agosto de 2018

Ponto Verde e Palestra na VIII Semana do Meio Ambiente no Projeto Metamorfose

Aquecimento Global - Uma preocupação de todos 
O GT Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, foi convidado, mais uma vez, para participar da VIII Semana do Meio Ambiente organizada- pelo Projeto Metamorfose, coordenado pelo professor Alexandre Tadachi, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Canoas.


Nesta terça-feira (21.08.18) das 13h às 16h30 os voluntários do Greenpeace de Porto Alegre,  Alice, Denise, Luciele e Valdeci montaram um Ponto Verde no hall de entrada do IFRS  com uma exposição de materiais gráficos de campanhas, banners, quadros e um notebook, com acesso à internet, para que alunos, professores e o público em geral, pudessem assinar as petições das campanhas "Chega de Agrotóxicos", "Defenda os Corais" e "Chega de Madeira Ilegal".

Além do Ponto Verde instalado no Hall de entrada da instituição de ensino que atendia os alunos e professores que circulavam pelo local, o palestrante do Projeto Escola do Green de Porto Alegre, Valdeci C de Souza ministrava a palestra "Os Desafios das Mudanças Climáticas" para um público de aproximadamente 60 pessoas. 

Após a palestra, formou-se fila de estudantes para assinar as petições 
O encontro ocorreu no auditório 2 da instituição das 13h30 às 15h50. Os temas tratados com os estudantes foram: Aquecimento global, consumo responsável, práticas sustentáveis, obsolescência programada. A história do Greenpeace e suas ações e campanhas no Brasil e no mundo também foram pautas da palestra. As três campanhas desenvolvidas pela ONG citadas acima repercutiu muito entre o público presente no auditório 2. 

Os estudantes tiveram direito de usar a palavra para formularem suas perguntas e, durante vinte minutos, o debate se estabeleceu com o palestrante. O que prova que a juventude está sim interessada nestas questões do meio ambiente e como reverter o processo de degradação da natureza e nas emissões dos gases do efeito estufa. 

Chega de Agrotóxicos, Defenda os Corais e Chega de Madeira Ilegal
Ao término do encontro, todos foram convocados a se dirigirem ao ponto verde para que eles também assinassem as petições. Para nossa satisfação, formou-se uma longa fila no nosso espaço para tais assinatura das referidas petições mencionadas na palestra. Foi gratificante verificar, mais uma vez, a preocupação dos alunos do IFRS com as questões ambientais.

Nossos agradecimentos a estudante Gabriela da Silva Lindermann, do 3º ano do ensino médio técnico do IFRS que nos auxiliou na logística da palestra e por fotografar o evento. Para nossa alegria, ela resolveu entrar para o time ao se inscrever, como nova voluntária do grupo, na nossa plataforma Greenwire. 

Voluntárias do Greenpeace de Porto Alegre no PV 
Valeu, gurizada! 

Para acessar o álbum de fotos, clique AQUI!


Texto: Valdeci C de Souza
Fotos: Gabriela da S. Lindermann.
Logística: Denise da S de Souza e Luciele de Souza

Nenhum comentário: