No último sábado, dia 22, foi feita mais uma vítima do modelo de desenvolvimento que o Brasil tem adotado. Por volta das 14h, João Chupel Primo, de 55 anos, foi assassinado no Pará com um tiro na cabeça. Mecânico, ele denunciava a grilagem de terras e extração ilegal de madeira, feitas por um consorcio criminoso.
João já possuía vários Boletins de Ocorrência de ameaças de morte na polícia local. Fez várias denuncias ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e à Policia Federal, que iniciaram uma operação na região.
A madeira normalmente é retirada da Floresta Nacional Trairão, e da Reserva do Riozinho do Anfrízio. As portas de entrada para essa região, que faz parte do mosaico da Terra do Meio, se dão pela BR 163.
Em maio deste ano, em plena votação do Código Florestal na Câmara dos Deputados, duas das principais lideranças em defesa das florestas do Pará foram assassinadas.
O casal de líderes extrativistas José Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva, conhecidos pela luta contra a extração ilegal de madeira, foram vítimas de uma emboscada no Projeto de Assentamento Agroextrativista Praia Alta Piranheira, na área rural da cidade de Nova Ipixuna, onde moravam.
Apenas alguns dias depois, mais dois agricultores também foram mortos. Adelino Ramos, de 56 anos, foi morto a tiros em Vista Alegre do Abunã, um distrito de Porto Velho, Rondônia. Ele era presidente do Movimento Camponeses Corumbiara e da Associação dos Camponeses do Amazonas e um remanescente do massacre de Corumbiara, ocorrido em 9 de agosto de 1995.
Eremílton Pereira dos Santos, de 25 anos, também foi assassinado a tiros em Nova Ipixuna. Segundo depoimentos, ele teria sido morto pois presenciou os assassinos de José Claudio e sua esposa.
Mais de 1.500 ativistas rurais foram mortos em conflito de terra na região nas últimas duas décadas. Em sua maioria, os assassinatos foram cometidos por pistoleiros, contratados por pecuaristas, madeireiros e agricultores, para silenciar aqueles que protestam contra o corte ilegal da floresta.