sábado, 15 de outubro de 2011

Notícias: 15 de outubro e a hora dos indignados

Postagem Fernanda Freymann/GreenPOA


Green notícias

15.O



15 de outubro: a voz e a hora d@s indignad@s do Brasil e do mundo

Nuvens de fumaça cobrem cidade durante protestos em Roma; manifestações ocorrem em 82 países
Nuvens de fumaça cobrem cidade durante protestos em Roma; manifestações ocorrem em 82 países


O movimento dos "indignados" - nascido em Madri em maio e imitado por outros grupos, como "Ocupe Wall Street", nos Estados Unidos-- quer converter o 15 de outubro em um dia simbólico, com protestos em locais emblemáticos.

As manifestações também se espalharam pelo mundo sob o lema "United for globalchange" (Unidos por uma mudança global) e ocorrem neste sábado em 951 cidades de 82 países.


Neste sábado, os americanos também devem ir às ruas de Washington em ao menos quatro protestos.
O principal deles, a "Marcha por Empregos e Justiça", é organizado pelo reverendo Al Sharpton, ativista de direitos civis, radialista e fundador da organização National Action Network (Rede de Ação Nacional).
A marcha dever percorrer as ruas da capital até o monumento em homenagem ao líder do movimento de direitos civis Martin Luther King Jr, que será inaugurado oficialmente amanhã.
Outra manifestação, chamada de "Marcha pela Democracia", foi organizada pelo prefeito de Washington, Vincent Gray.
Mais dois movimentos, o "Ocupe DC", inspirado no similar nova-iorquino "Ocupe Wall Street", e o "Outubro 2011", já ocupam as ruas de Washington há vários dias e também farão demonstrações neste sábado.

No Canadá, uma porta-voz do movimento "Ocupemos Montreal" afirmou na rádio que cerca de 3.000 pessoas devem participar neste sábado de uma manifestação "pacífica e bilíngue" na praça Victoria de Montreal.

No Brasil o Movimento Democracia Real Já 

 Quem disse que queremos crescer assim?

Queremos um Brasil ecologicamente sustentável. Atualmente a política de desenvolvimento da matriz energética segue a devastação do meio-ambiente e do desrespeito aos povos originários, como a construção de Belo Monte, um atentado aos povos do Xingu. Não concordamos com o caminho que o governo federal está propondo - que prevê a construção de pelo menos mais quatro usinas nucleares até 2030 - no desenvolvimento de uma energia cara e não segura: Enquanto o Brasil segue com as usinas nucleares de Angra dos Reis, mesmo após a calamidade nuclear de Fukushima, há pouco incentivo às novas tecnologias energéticas sustentáveis, como a solar, eólica, de marés, para as quais o país possui enormes potenciais.

Equilibrado e para todos.

O agronegócio segue como um risco ao futuro. O desmatamento desenfreado, anistiado e estimulado pelo novo Código Florestal, segue transformando o Brasil numa grande fazenda de soja. Não há uma política séria de reforma agrária, de soberania alimentar e de preservação do meio-ambiente. Segue a destruição da Amazônia, o uso abusivo de agrotóxicos e a propriedade da terra cada vez mais concentrada.
Diz o site democraciareal.org:  É hora de assumir a nossa responsabilidade e o nosso direito a uma vida livre e justa. 15 de outubro: um só planeta, uma só voz.

Veja o manifesto


Fontes: Folha SP, democraciareal.org

Nenhum comentário: