quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Duas Palestras na EMEF Erna Wurth

Os novos guerreiros do arco-íris na construção de um Brasil mais verde, pacífico e sustentável = Turno da Manhã 

Nesta quinta-feira (11.10.18), o Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental Erna Wurth, em Canoas, RS. para falar aos jovens estudantes questões sobre meio ambiente, respeito aos animais e aquecimento global. 

O convite para a realização das duas palestras, partiu do Diretor de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente do Município de Canoas, Sr. Marcelo Garcia. A parceria SMMA/DEA e o Greenpeace de Porto Alegre está proporcionando inúmeras palestras para os estudantes da rede escolar de Canoas. 

Os Desafios das Mudanças Climáticas para alunos do turno da tarde 
Educação ambiental em sala de aula para convocar os alunos a serem protagonistas das mudanças para um país mais verde, pacífico e sustentável e mostrar que é possível, através de novos hábitos, ser pessoas ambientalmente conscientes e responsáveis. 

O primeiro encontro ocorreu das 10h40 às 11h40 e contou com a participação de 109 alunos dos anos iniciais do ensino fundamental e 5 professores. Neste bate-papo dos alunos com o palestrante do Projeto Escola, Sr. Valdeci C de Souza, a gurizada aprendeu sobre práticas sustentáveis através dos 5 Rs, consumo responsável, pegada ecológica. Vários vídeos sobre respeito ao meio ambiente e aos animais foram exibidos para ilustrar os temas debatidos. 


A segunda palestra ocorreu das 13h30 às 15h e contou com a audiência de 49 alunos dos anos finais do ensino fundamental e 5 professores. Os temas debatidos foram: aquecimento global, gases do efeito estufa,  consumo responsável, práticas sustentáveis e obsolescência programada.  As campanhas Chega de Madeira Ilegal, Defenda os Corais e Chega de Agrotóxicos também foram amplamente debatidas. 

Nossos agradecimentos ao estagiário da Diretoria de Educação Ambiental, Sr. Rangel Dias Menezes, que nos auxiliou na logística da palestra e na reportagem fotográfica. 

Texto: Valdeci C de Souza
Fotos: Rangel Dias Menezes 


Nenhum comentário: