segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Exibição do Documentário "Sob A Pata do Boi"


Os integrantes do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, Alice, Denise, Emerson, Luciele e Valdeci, reuniram-se no último domingo  (21.10.18) para assistir e debater o documentário produzido pelo Imazon em parceria com ((o))eco, intitulado "Sob a Pata do Boi"

Após a exibição do documentário, os presentes ao encontro, debateram os dados e depoimentos relatados no referido vídeo. O objetivo deste encontro (exibição do documentário e debate) foi buscar subsídios e conhecimentos sobre as questões do desmatamento na Amazônia e a problemática da atividade pecuarista e seus impactos nas mudanças climáticas e também a questão hídrica. 

Os voluntários do Greenpeace, por suas ações de conscientização ambiental nas ruas e nas salas de aula, através do Projeto Escola, procuram defender a floresta amazônica e trabalharam, por mais de três anos, colhendo assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular  do Desmatamento Zero. 

Nossa preocupação, como ONG ambientalista e pacifista, é colocar um fim à degradação da Amazônia, ao fim das invasões de terras indígenas, ao uso trabalho análogo ao trabalho escravo e à violência, quando não assassinato de ambientalistas e ribeirinhos, por grileiros e madeireiros da região da Amazonas legal em conflitos de terras para ampliar o pasto para a criação de gado. 

Muito preocupante os relatos e dados expostos no documentário. É preciso repensarmos nossos hábitos de consumo de carne e acendermos uma lâmpada de alerta de que estamos colocando em risco a nossa sobrevivência como espécie a continuarmos a degradar o planeta desta forma. 

O futuro da Amazônia está em risco a prevalecer os índices do líder nas pesquisas na eleição presidencial no próximo dia 28 de outubro.  




Texto: Valdeci C de Souza
Fotos: Denise da S de Souza e Valdeci C de Souza

Um comentário:

Unknown disse...

Bom saber que vocês exibiram o filme. Paulo Barreto